Em 15 de novembro, o Coral Santo Condestável realizou, no Teatro Cinema de Fafe, o concerto comemorativo do 82º. Aniversário do Grupo Nun’Álvares mas também dos 25 anos de direcção artística do Maestro Francisco Ribeiro.

Este concerto teve um desenvolvimento algo diferente do habitual, desde logo porque contou com a participação do Orfeão Coelima que com o Coral Santo Condestável apresentaram todo o programa em conjunto, juntando em palco cerca de uma centena de vozes. Houve música à capela, mas também música acompanhada por um grupo instrumental constituído por elementos dos dois grupos corais.

Foi uma junção de vozes, mas também de instrumentos, que resultou em pleno conseguindo-se uma inesquecível noite musical, muito aplaudida por um público entusiasta que encheu por completo o Teatro Cinema.

A atuação dos dois grupos corais foi intercalada por dois outros momentos musicais de muito interesse. Assim, no primeiro momento atuaram adolescentes e jovens componentes dos dois grupos corais que mostraram já grande desenvoltura musical. Foram eles: Sofia Alves (piano), Maria Luísa (piano), Helena Alves (violino), Margarida Martins (obué), Verónica Costa (piano) que acompanhou Emanuel Monteiro (saxofone).

Num segundo momento foi possível ouvir a Orquestra Orff do Grupo Nun’Álvares que, ainda com pouco mais de um ano de vida, mostrou já trabalho que se ouviu com muito agrado. Interessante foi verificar como é possível juntar crianças, adolescentes, jovens e menos jovens num projeto comum, uma imagem que mostra bem o que é hoje o Grupo Nun’Álvares.

Antes de terminar o concerto, foi ainda prestada homenagem ao Maestro Francisco Ribeiro pela competência e entusiasmo com que tem dirigido o Coral Santo Condestável, homenagem que englobou sua esposa, Conceição Fontão pela dedicação e empenho, ao longo de 25 anos.

A terminar é de justiça agradecer a presença de tanto público que nos deu a prenda da sua presença e em particular do representante da Câmara Municipal, o Vice-Presidente Dr. Pompeu Martins, de representantes da Junta de Freguesia, dos Párocos de Fafe e do nosso Assistente.

Sem dúvida que este concerto foi um bom momento vivido nas comemorações do 82º aniversário da nossa Instituição.