GRUPO CORAL SANTO CONDESTÁVEL

      Criado a 12 de janeiro de 1952, apenas com elementos masculinos, teve como primeiro maestro o profº. Virgílio de Castro, ao qual sucederam o Cónego Leite de Araújo e Aníbal José Rodrigues. Foi um tempo em que o Coral se limitava a solenizar a missa dominical ou a acompanhar a Secção do Teatro do Grupo Nun’Álvares. Era habitual o Coral atuar antes da apresentação das peças de teatro.

     A partir de 1968 assume a direção artístico o Dr Adélio Costa e o Coral vive uma nova fase com a participação de vozes femininas. Para além de continuar a atuar antecedendo a apresentação do Teatro, também organizou os primeiros encontros de coros, em Fafe, participou noutros para que foi convidado e atuou em muitas freguesias do concelho de Fafe. Marcante na vida do Coral foi a atuação em 4 de agosto de 1973, acompanhando o Coro Polifónico daquela cidade na apresentação da “Cantata a D. Garcia” de Natália Correia e música de Joly Braga Santos.

     Em 1986, a direção artística passa a ser da responsabilidade do Dr. Joaquim Santos que, com enorme dedicação e sacrifício, desempenhou essas funções ao longo de dois anos. Em novembro de 1989 assume a direção artística o professor Francisco Ribeiro com quem se inicia uma nova fase na vida do Coral. Com um vasto repertório profano e religioso, o Coral Santo Condestável atuou ao longo dos 30 anos da direção do Maestro Francisco Ribeiro, um pouco por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha (Corunha, Lugo, Verin, Baiona, Ávila, Vigo), França (Montpellier e Aubergenville) e República Checa (Praga), onde participou no 9º Festival Internacional de Música de Natal e Advento. A convite do Maestro José Atalaya, em novembro de 2002, atuou em Oeiras, integrando o programa “Música em Diálogo– Raízes Ibéricas”.

     Em 1997 editou o seu primeiro CD e colaborou,também, na gravação de um CD duplo com “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”. Atuou por diversas vezes com orquestras e músicos amadores e profissionais, como o pianista José Dias, a Orquestra Artave, a Sociedade Filarmónica Fafense (Banda de Revelhe), a Banda da Sociedade Musical de Pevidém e Orquestra do Norte.

     A partir de maio de 2021 a Direção Artística do Coral Santo Condestável é assumida pela Maestrina Verónica Costa, uma jovem que já colabora com o Coral desde junho de 2004 e a quem se augura um futuro promissor na direção musical do Coral Santo Condestável.