XV CONCERTO DE PRIMAVERA

O Coral Santo Condestável realizou, em 21 de abril, no Teatro Cinema de Fafe, a 15ª. edição do Concerto de Primavera, dedicado às famílias e instituições que receberam o Santo Condestável, em janeiro último, a “Cantar os Reis”.

Abriu com a participação do Coral Polifónico Anduriña, de Coruxo (Vigo), dirigido pela maestrina Valentina Dolisnea. Entre outros interessantes temas este coral apresentou “O Vira do Miño” e “Rosa Amarela”, canções muito aplaudidas e especialmente dedicadas a todos os presentes.

Seguiu-se a apresentação do Orfeão Egas Moniz, de Avanca, freguesia do concelho de Estarreja, dirigido pelo professor João Pedro Fernandes. Para além de outros interessantes números, brindou o público com 3 canções heroicas de Lopes Graça, recordando, assim, a revolução de abril de 1974.

Encerrou o Coral Santo Condestável, dirigido pelo professor Francisco Ribeiro e acompanhado ao piano por Verónica Costa, que apresentou, em 1ª. audição, “Ária de Amor”, com letra e música de Óscar Machado, um professor de Guimarães que também exerceu sua profissão em Fafe. Assistiu a viúva do autor e seu filho César Machado.

Em momento próprio, o senhor Vereador da Cultura, Dr. Pompeu Martins, que nos honrou com sua presença, usou da palavra para salientar a importância destes encontros musicais que criam verdadeiras “pontes culturais” entre gente de diferentes localidades e até, como aconteceu, entre gentes de diferentes países.

A este espetáculo acorreu bastante público que certamente não deu por mal gasto o tempo ali vivido, apreciando não só um conjunto de interessantes interpretações mas também um palco lindamente preparado com belos arranjos florais.

No final, na sede do Grupo Nun’Álvares, realizou-se um interessante e animado convívio que serviu para estreitar as relações de amizade originadas por estes intercâmbios culturais.

Comments are closed.