CONCERTO DA ORQUESTRA ORFF

 

Em 7 de abril, o Teatro Cinema de Fafe encheu para assistir ao Concerto da Orquestra Orff do Grupo Nun’Álvares. Entre os presentes esteve o senhor Dr. Pompeu Martins, Vereador da Cultura, e representantes da Junta de Freguesia de Fafe.

Estiveram em palco mais de sessenta elementos, com idades entre os quatro e os oitenta anos, numa verdadeira vivência intergeracional digna de registo. Do mais jovem ao mais adulto, todos se uniram na execução musical, tocando os mais diversificados instrumentos, interpretando bonitos temas musicais e conseguindo um resultado muito agradável.

Neste concerto também atuou o Coro Infanto-Juvenil do Centro de Formação de Juventude de Arões.

Como explicou o prof. José Manuel Machado, não é objetivo da Orquestra Orff formar profissionais na área musical mas antes dar oportunidade a quem gosta da música possa sentir o prazer de usar um instrumento musical a seu gosto, sendo importante que muitos fafenses cultivem o gosto pela música e aprendam música para que Fafe se possa tornar na “capital da música”.

E se o objetivo não era a apresentação de um trabalho realizado por profissionais, mas antes o resultado de aprendizagens individuais concretizadas por pessoas que gostam de se divertir com a música, diga-se que o resultado foi muito agradável e mereceu grandes aplausos do público.

A Orquestra Orff é um projeto do Grupo Nun’Álvares que nasceu há 5 anos, sob a responsabilidade dos professores José Manuel Machado e João Manuel Rocha. Começou com um número reduzido de participantes mas hoje são cerca de 70 as pessoas que dedicam algum do seu tempo para aprenderem a usar os mais diferentes instrumentos musicais.

Os elementos que frequentam a Orquestra Orff desde o seu início foram distinguidos com o diploma de 5 anos de participação e ramos de flores.

 

Comments are closed.