GEOCACHING

No próximo dia 5 de Janeiro de 2013 o Grupo Nun’Alvares de Fafe vai ser
palco de uma concentração de Praticantes de Geocaching.

Para além de jogos de futsal entre solteiros e casados, haverá jantar, bolo de aniversário, fadinhos do piorio ao vivo e karaoke. Então o que é isso de Geocaching??

 
CAÇA AO TESOURO COM AVENTURAS E PASSEIOS

O Geocaching é, em formato moderno, a antiga caça ao tesouro, agora revestida de aspetos que a podem transformar numa atividade ainda mais fascinante e divertida.

Para quem ainda não sabe ou ouviu falar, o Geocaching é um passatempo ao ar livre onde, com o auxílio de um GPS, sozinho ou em grupo, se procura encontrar uma geocache, ou mais simplesmente uma cache.

O geocaching começou apenas há 12 anos, mas pelo mundo inteiro há milhões de apaixonados por estas caças ao tesouro. Calcula-se que possam existir cerca de 2 milhões de caches escondidas. Só em Portugal podem existir mais de 20 mil.

Para preparar a atividade é necessário uma inscrição num site de Geocaching. É lá que estão as “pistas” para encontrar as desejadas caixinhas bem como as coordenadas GPS, fundamentais para o sucesso da missão.

Imbuídos deste espírito, há que partir, pelas ruas da cidade, pelos trilhos dos campos ou mesmo montanha. Uma cache pode estar num banco de jardim, num rail de proteção de uma estrada, numa árvore ou junto a um jardim infantil. Na maioria dos casos, a busca
de uma cache obriga-nos a sair das ruas ou das estradas habituais, mas é aí que reside o desafio e só dessa forma se descobrem locais por vezes inimagináveis.

Regra de ouro dos “geocachers” é não serem vistos pelos “muggles” (pessoas que não praticam o Geocaching. O termo é inspirado nos livros de Harry Potter). Basta disfarçar, olhar para o lado, e logo que os “muggles” se afastem, é procurar a cache que procuram.

Que mais é preciso dizer para largar o sofá e partir já à aventura?

 
O site que regula o jogo é: www.geocaching.com

Comments are closed.