Archives for 

YOGA

OBRIGADO CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE

Como é sabido, o Grupo Nun’Álvares tem vindo a crescer bastante em número de praticantes de atividades e consequentemente em número de associados.

No entanto, as condições das nossas instalações são praticamente as mesmas desde há 25 anos, com uns pequenos melhoramentos aqui e ali. Há algum tempo que criámos a consciência de que algumas obras estruturais deveriam ter solução e sempre nos debatemos por elas.

Em todos os Planos e Relatórios de Atividade desde 2012 que se faz alusão a esses “problemas”. Também nas palavras ditas em horas festivas, se fazia referência a essas situações.

Recorremos a dois excertos de alocuções feitas nas comemorações de dois aniversários:

No aniversário de 83 anos:

“Na vida de uma pessoa já é uma idade bonita que se respeita e faz respeitar quem a consegue. Mas 83 anos na vida de uma coletividade serão ainda mais de saudar e festejar, quando essa coletividade está em franco crescimento de atividades e a plenitude dos seus fins se demonstra em número crescente de associados, na diversidade de atividades e até em resultados demonstrados. Serão estes fatores que levam à satisfação de quem dirige, à alegria de quem pratica e ao contentamento de todos.

Para ocorrer o que atrás foi dito, é necessário ter aonde acontecer. Ter o local e os meios em boas condições aonde possamos desenvolver e satisfazer as nossas necessidades.

Estamos a falar da nossa sede. “

 

No aniversário de 85 anos:

“Falo do acabamento exterior das fachadas norte e nascente às quais já demos alguma cobertura, faltando a parte mais difícil mas que já tem algum encaminhamento para a sua resolução. Não sendo obra de fachada, no sentido de visibilidade, será uma obra a ser feita urgentemente pois não poderemos manter o interior se não dermos resistência ao exterior “

 

Também, sempre que era possível e permitido, fazíamos alusão a estas nossas preocupações, acrescentando a substituição do telhado do pavilhão, submetendo as nossas necessidades a concursos que infelizmente nunca tiveram êxito.

Até que, finalmente a sensibilidade que nós sentíamos por parte da Câmara Municipal  e do seu Presidente Dr. Raúl Cunha em ajudar-nos a resolver os problemas,  se transformou em realidade na reunião camarária de hoje, em que nos contemplou com um subsídio que permitirá colmatar uma das nossas principais necessidades.

Por isso o Grupo Nun’Álvares, agradece publicamente  ao executivo,  que tomou a decisão por unanimidade.

Com certeza que neste momento São Nuno de Santa Maria também agradece a V/ decisão.

O Grupo Nun’Álvares saberá agradecer com honestidade, trabalho e dignificação da nossa terra que é FAFE.

BALANÇO DO PROGRAMA COMEMORATIVO DE 84º. ANIVERSÁRIO DO GNA

collageO programa delineado para comemorar os 84 anos de vida do GNA foi integralmente realizado.

Não interferindo com as atividades normais e com os compromissos já celebrados, do programa destacamos o Concerto de Música Coral no Teatro Cinema de Fafe onde os “LAGÓIAS”  de Portalegre nos brindaram com música alentejana, a ADN  nos mimoseou com dois números excelentes de dança, sendo um deles superiormente  acompanhado ao piano por Verónica Costa e no saxofone por Liliana Freitas, ficando o fecho do espetáculo a cargo do nosso Coral. Poder-se-á dizer que foi um espetáculo de grande qualidade com bastante afluência de público.

A missa no dia 6 de novembro, em honra do nosso Patrono e pelos Associados falecidos é sempre um momento alto das comemorações.

Neste mesmo dia e por imposição estatutária, realizou-se uma Sessão Solene que serviu para galardoar os sócios de 50 e 25 anos de filiação ao grupo. A Direção, aproveitou para reconhecer o mérito de alguns Associados e atos de altruísmo para com a Coletividade.

O jantar de aniversário, decorreu com muita animação, alegria e boa disposição na Casa do Gandião e contou com a presença de 300 associados. De referir ainda que as sobremesas servidas neste jantar, foram confecionadas por associados (homens) que se dedicaram à arte pasteleira no dia anterior.

O “ Lugar do Outro” foi um trabalho apresentado pelo psicólogo Dr. Belarmino Dias e tratou as relações entre atletas, pais e dirigentes desportivos. Um tema que nesta altura tem bastante justificação no nosso Grupo, dada a grande atividade desportiva. Seguiu-se um resto de tarde de convívio e futebol entre pais de atletas.  Dando sentido ao tema tratado anteriormente, foram os filhos que arbitraram os jogos.

Também o teatro não faltou e apresentou em estreia a peça de teatro “ O Mais Longo Verão “, no Teatro Cinema de Fafe. Dado o interesse manifestado, esta apresentação foi repetida no dia seguinte.

Para terminar as comemorações, realizou-se o Festival de Patinagem Artística no Pavilhão Multiusos. Uma noite de juventude, alegria, arte, luz, cor e emoção num pavilhão a abarrotar de público.

A grande participação dos Associados em toda a programação, que atingiu grande nível, foi uma constante o que a Direção desde já agradece. Para este êxito muito contribuiu o apoio da CM da Fafe, da Junta de Freguesia de Fafe, da Paróquia de Fafe e dos Bombeiros Voluntários de Fafe. A todos o Grupo Nun’Álvares endereça sinceros agradecimentos.

A satisfação da Direção poderia ser ainda maior se a candidatura apresentada ao Concurso de Modernização de Infraestruturas Desportivas da Federação Portuguesa de Futebol  tivesse sido selecionada, o que consideraríamos uma excelente prenda.

Logo ADN fundo branco

Abre  portas, no próximo dia 21 do corrente mês a ACADEMIA DE DANÇA NUN’ÁLVARES  (ADN). Terá como responsáveis,  David San e Susana Barros pelo funcionamento e gestão da academia.

Além de gestores, David San ministrará aulas de hip-hop , Susana Barros ( professora certificada pela Royal Academy of Dance) responsabilizar-se-á pela área de Ballet e Contemporânea. Para além destas modalidades, ainda  estarão  ao dispor dos interessados aulas de Danças Latinas , Danças de Salão, Danças Africanas, bem como disciplinas complementares  de Zumba, Yoga ou Pilates, sempre com professores especializados.

collage CARTAZ FINALOs interessados poderão recolher informações, através da secretaria do GNA ou no próprio local da Academia, a partir das 15 horas do dia da inauguração.

SECÇÃO DE YOGA

O Grupo Nun’Álvares tem a satisfação de comunicar a todos os seus associados e fafenses em geral que acaba de dar início a uma nova secção que muito poderá contribuir para uma forte melhoria na saúde da comunidade fafense.

Efectivamente, acabámos de chegar a um entendimento com o professor russo Mykhayto Oblap Vishnu – também conhecido por Michel – para dar aulas de Yoga nas instalações do Grupo Nun’Álvares.

ANUNCIO2

 

Assim, os interessados deverão dirigir-se à secretaria do Grupo Nun’Álvares, ou usar um dos contactos mostrados no cartaz, a fim de obter outros esclarecimentos.

Deixamos aqui 10 aspectos onde o yoga poderá melhorar a saúde e o bem estar de cada indivíduo:

  1. Ajuda a conquistar e manter uma boa saúde.
  2. Alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro.
  3. Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas).
  4. Possibilita sensível melhora da condição estética e definição corporal. Podemos trabalhar o corpo sem desenvolver hipertrofia (aumento de volume de massa muscular).
  5. Aprimoramento do intelecto, concentração e memória.
  6. Melhora e reforça a auto-estima, a auto-imagem e a força de vontade.
  7. Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo.
  8. Proporciona alívio de estresse.
  9. Possibilita entrarmos em contacto com a real expressão de nosso potencial latente.
  10. Proporciona auto-conhecimento e paz interior.

Por tudo isso, e caso ainda persistam algumas dúvidas, apareçam na aula experimental e participem!…