Archives for 

Orquestra ORFF

OBRIGADO CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE

Como é sabido, o Grupo Nun’Álvares tem vindo a crescer bastante em número de praticantes de atividades e consequentemente em número de associados.

No entanto, as condições das nossas instalações são praticamente as mesmas desde há 25 anos, com uns pequenos melhoramentos aqui e ali. Há algum tempo que criámos a consciência de que algumas obras estruturais deveriam ter solução e sempre nos debatemos por elas.

Em todos os Planos e Relatórios de Atividade desde 2012 que se faz alusão a esses “problemas”. Também nas palavras ditas em horas festivas, se fazia referência a essas situações.

Recorremos a dois excertos de alocuções feitas nas comemorações de dois aniversários:

No aniversário de 83 anos:

“Na vida de uma pessoa já é uma idade bonita que se respeita e faz respeitar quem a consegue. Mas 83 anos na vida de uma coletividade serão ainda mais de saudar e festejar, quando essa coletividade está em franco crescimento de atividades e a plenitude dos seus fins se demonstra em número crescente de associados, na diversidade de atividades e até em resultados demonstrados. Serão estes fatores que levam à satisfação de quem dirige, à alegria de quem pratica e ao contentamento de todos.

Para ocorrer o que atrás foi dito, é necessário ter aonde acontecer. Ter o local e os meios em boas condições aonde possamos desenvolver e satisfazer as nossas necessidades.

Estamos a falar da nossa sede. “

 

No aniversário de 85 anos:

“Falo do acabamento exterior das fachadas norte e nascente às quais já demos alguma cobertura, faltando a parte mais difícil mas que já tem algum encaminhamento para a sua resolução. Não sendo obra de fachada, no sentido de visibilidade, será uma obra a ser feita urgentemente pois não poderemos manter o interior se não dermos resistência ao exterior “

 

Também, sempre que era possível e permitido, fazíamos alusão a estas nossas preocupações, acrescentando a substituição do telhado do pavilhão, submetendo as nossas necessidades a concursos que infelizmente nunca tiveram êxito.

Até que, finalmente a sensibilidade que nós sentíamos por parte da Câmara Municipal  e do seu Presidente Dr. Raúl Cunha em ajudar-nos a resolver os problemas,  se transformou em realidade na reunião camarária de hoje, em que nos contemplou com um subsídio que permitirá colmatar uma das nossas principais necessidades.

Por isso o Grupo Nun’Álvares, agradece publicamente  ao executivo,  que tomou a decisão por unanimidade.

Com certeza que neste momento São Nuno de Santa Maria também agradece a V/ decisão.

O Grupo Nun’Álvares saberá agradecer com honestidade, trabalho e dignificação da nossa terra que é FAFE.

CONCERTO DA ORQUESTRA ORFF

 

Em 7 de abril, o Teatro Cinema de Fafe encheu para assistir ao Concerto da Orquestra Orff do Grupo Nun’Álvares. Entre os presentes esteve o senhor Dr. Pompeu Martins, Vereador da Cultura, e representantes da Junta de Freguesia de Fafe.

Estiveram em palco mais de sessenta elementos, com idades entre os quatro e os oitenta anos, numa verdadeira vivência intergeracional digna de registo. Do mais jovem ao mais adulto, todos se uniram na execução musical, tocando os mais diversificados instrumentos, interpretando bonitos temas musicais e conseguindo um resultado muito agradável.

Neste concerto também atuou o Coro Infanto-Juvenil do Centro de Formação de Juventude de Arões.

Como explicou o prof. José Manuel Machado, não é objetivo da Orquestra Orff formar profissionais na área musical mas antes dar oportunidade a quem gosta da música possa sentir o prazer de usar um instrumento musical a seu gosto, sendo importante que muitos fafenses cultivem o gosto pela música e aprendam música para que Fafe se possa tornar na “capital da música”.

E se o objetivo não era a apresentação de um trabalho realizado por profissionais, mas antes o resultado de aprendizagens individuais concretizadas por pessoas que gostam de se divertir com a música, diga-se que o resultado foi muito agradável e mereceu grandes aplausos do público.

A Orquestra Orff é um projeto do Grupo Nun’Álvares que nasceu há 5 anos, sob a responsabilidade dos professores José Manuel Machado e João Manuel Rocha. Começou com um número reduzido de participantes mas hoje são cerca de 70 as pessoas que dedicam algum do seu tempo para aprenderem a usar os mais diferentes instrumentos musicais.

Os elementos que frequentam a Orquestra Orff desde o seu início foram distinguidos com o diploma de 5 anos de participação e ramos de flores.

 

CONCERTO ORQUESTRA ORFF

 

A Orquestra Orff do Grupo Nun’Álvares vai organizar um concerto com os alunos que frequentam esta escola.

Os bilhetes de ingresso deverão ser requisitados aos responsáveis da Orquestra Orff.

 

SE OUTROS ESQUECEM, DIVULGAMOS NÓS

No passado dia 14 no Teatro Cinema de Fafe a Orquestra Orff do Grupo Nun’Álvares organizou um espetáculo musical, marcado para as 21,30 horas (hora cumprida, como deve ser em espetáculos do género).

Para abrilhantar e abrir o sarau foi convidado o www.clubedemusica.com, que mimoseou os presentes, com a alegria, graça, e irreverência da juventude na apresentação de várias canções. Para finalizar a sua atuação, juntou-se em palco com a Orquestra Orff do Grupo Nun’Álvares que apresentaram em conjunto uma música.

Depois foi a vez da Orquestra Orff, apresentar o seu repertório que foi finalizado também com a ajuda da Associação convidada.

Convém referir que o projeto “Orquestra Orff” tem por objetivo a divulgação e formação musical, abrange todas as idades etárias, proporcionando além disso um grau de exigência maior na música.

No final do espetáculo e com todos os intervenientes no espetáculo foram oferecidos ramos de flores ao elemento mais novo e ao mais velho que têm uma diferença de idade de mais de 70 anos.

Com o Teatro Cinema completamente cheio, um espetáculo simples, que encheu de satisfação os intérpretes e a cuidar pelos aplausos, agradou a todo o público presente.

Quem não teve hipótese de estar presente poderá ver os vídeos publicados no facebook do Grupo Nun’Álvares, que nos foram cedidos gentilmente pelo Senhor Manuel David Castro Costa (Peixoto).

As fotos anexas são do Grupo Nun’Álvares.

CONCERTO DE PÁSCOA

17814535_1579276888779092_268541040258727052_o

Nota: Os interessados em assistir poderão levantar os bilhetes gratuitos no Grupo Nun’Álvares.

BALANÇO DO PROGRAMA COMEMORATIVO DE 84º. ANIVERSÁRIO DO GNA

collageO programa delineado para comemorar os 84 anos de vida do GNA foi integralmente realizado.

Não interferindo com as atividades normais e com os compromissos já celebrados, do programa destacamos o Concerto de Música Coral no Teatro Cinema de Fafe onde os “LAGÓIAS”  de Portalegre nos brindaram com música alentejana, a ADN  nos mimoseou com dois números excelentes de dança, sendo um deles superiormente  acompanhado ao piano por Verónica Costa e no saxofone por Liliana Freitas, ficando o fecho do espetáculo a cargo do nosso Coral. Poder-se-á dizer que foi um espetáculo de grande qualidade com bastante afluência de público.

A missa no dia 6 de novembro, em honra do nosso Patrono e pelos Associados falecidos é sempre um momento alto das comemorações.

Neste mesmo dia e por imposição estatutária, realizou-se uma Sessão Solene que serviu para galardoar os sócios de 50 e 25 anos de filiação ao grupo. A Direção, aproveitou para reconhecer o mérito de alguns Associados e atos de altruísmo para com a Coletividade.

O jantar de aniversário, decorreu com muita animação, alegria e boa disposição na Casa do Gandião e contou com a presença de 300 associados. De referir ainda que as sobremesas servidas neste jantar, foram confecionadas por associados (homens) que se dedicaram à arte pasteleira no dia anterior.

O “ Lugar do Outro” foi um trabalho apresentado pelo psicólogo Dr. Belarmino Dias e tratou as relações entre atletas, pais e dirigentes desportivos. Um tema que nesta altura tem bastante justificação no nosso Grupo, dada a grande atividade desportiva. Seguiu-se um resto de tarde de convívio e futebol entre pais de atletas.  Dando sentido ao tema tratado anteriormente, foram os filhos que arbitraram os jogos.

Também o teatro não faltou e apresentou em estreia a peça de teatro “ O Mais Longo Verão “, no Teatro Cinema de Fafe. Dado o interesse manifestado, esta apresentação foi repetida no dia seguinte.

Para terminar as comemorações, realizou-se o Festival de Patinagem Artística no Pavilhão Multiusos. Uma noite de juventude, alegria, arte, luz, cor e emoção num pavilhão a abarrotar de público.

A grande participação dos Associados em toda a programação, que atingiu grande nível, foi uma constante o que a Direção desde já agradece. Para este êxito muito contribuiu o apoio da CM da Fafe, da Junta de Freguesia de Fafe, da Paróquia de Fafe e dos Bombeiros Voluntários de Fafe. A todos o Grupo Nun’Álvares endereça sinceros agradecimentos.

A satisfação da Direção poderia ser ainda maior se a candidatura apresentada ao Concurso de Modernização de Infraestruturas Desportivas da Federação Portuguesa de Futebol  tivesse sido selecionada, o que consideraríamos uma excelente prenda.

Concerto de final de ano da Orquestra Orff

IMG_2062

O concerto de final de ano da Orquestra Orff, inicialmente agendado para 30 de junho na sala Manoel de Oliveira, gentilmente cedida pela CM de Fafe, foi adiado para 5 de julho (motivo o jogo de futebol Portugal-Croácia) mas desta vez no espaço destinado à construção do nosso estúdio.

A Orquestra Orff do GNA é um projeto dos professores de música José Machado e João Rocha, abrangendo todas as faixas etárias a partir dos 4 anos.

Foi um espetáculo agradável de seguir, aonde os alunos mostraram de alguma maneira aquilo que foram aprendendo durante o ano, sendo aplaudidos pela assistência que deveria rondar as 200 pessoas.

Parabéns para os alunos e professores.