Archives for 

Coral Santo Condestável

CONCERTO COMEMORATIVO DO 86º ANIVERSÁRIO DO GRUPO NUN’ÁLVARES

O Coral Santo Condestável do Grupo Nun’Álvares vai realizar o seu tradicional Concerto de Aniversário no próximo dia 3 de novembro, às 21.30 horas, no Teatro Cinema de Fafe

Este concerto terá três partes distintas.

Na primeira parte atuará a Rondalla “O Castro” e Coral “Cantigas do Castro”, que pertencem à Associação Cultural “O Castro”, de Baión (Pontevedra).

Na segunda parte teremos três curtos e diferentes momentos com Poesia, Teatro (Teatro Vitrine) e Música pelo “Trio Momento“.

Na terceira parte atuará o Coral Santo Condestável.

Os ingressos para o concerto podem ser procurados no Posto de Turismo de Fafe.

OBRIGADO CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE

Como é sabido, o Grupo Nun’Álvares tem vindo a crescer bastante em número de praticantes de atividades e consequentemente em número de associados.

No entanto, as condições das nossas instalações são praticamente as mesmas desde há 25 anos, com uns pequenos melhoramentos aqui e ali. Há algum tempo que criámos a consciência de que algumas obras estruturais deveriam ter solução e sempre nos debatemos por elas.

Em todos os Planos e Relatórios de Atividade desde 2012 que se faz alusão a esses “problemas”. Também nas palavras ditas em horas festivas, se fazia referência a essas situações.

Recorremos a dois excertos de alocuções feitas nas comemorações de dois aniversários:

No aniversário de 83 anos:

“Na vida de uma pessoa já é uma idade bonita que se respeita e faz respeitar quem a consegue. Mas 83 anos na vida de uma coletividade serão ainda mais de saudar e festejar, quando essa coletividade está em franco crescimento de atividades e a plenitude dos seus fins se demonstra em número crescente de associados, na diversidade de atividades e até em resultados demonstrados. Serão estes fatores que levam à satisfação de quem dirige, à alegria de quem pratica e ao contentamento de todos.

Para ocorrer o que atrás foi dito, é necessário ter aonde acontecer. Ter o local e os meios em boas condições aonde possamos desenvolver e satisfazer as nossas necessidades.

Estamos a falar da nossa sede. “

 

No aniversário de 85 anos:

“Falo do acabamento exterior das fachadas norte e nascente às quais já demos alguma cobertura, faltando a parte mais difícil mas que já tem algum encaminhamento para a sua resolução. Não sendo obra de fachada, no sentido de visibilidade, será uma obra a ser feita urgentemente pois não poderemos manter o interior se não dermos resistência ao exterior “

 

Também, sempre que era possível e permitido, fazíamos alusão a estas nossas preocupações, acrescentando a substituição do telhado do pavilhão, submetendo as nossas necessidades a concursos que infelizmente nunca tiveram êxito.

Até que, finalmente a sensibilidade que nós sentíamos por parte da Câmara Municipal  e do seu Presidente Dr. Raúl Cunha em ajudar-nos a resolver os problemas,  se transformou em realidade na reunião camarária de hoje, em que nos contemplou com um subsídio que permitirá colmatar uma das nossas principais necessidades.

Por isso o Grupo Nun’Álvares, agradece publicamente  ao executivo,  que tomou a decisão por unanimidade.

Com certeza que neste momento São Nuno de Santa Maria também agradece a V/ decisão.

O Grupo Nun’Álvares saberá agradecer com honestidade, trabalho e dignificação da nossa terra que é FAFE.

“PÉRIPLO” DE UMA BANCADA DE CORAL

Como é do conhecimento de todos os coralistas do Grupo Nun’Álvares, a bancada do nosso coral era em madeira, que com o passar dos tempos foi apodrecendo, fazendo-se algumas reparações para que continuasse nas suas funções.

O nosso Associado Telmo Oliveira dispôs-se a fazer um projeto de uma bancada nova. Apresentou-nos um trabalho em ferro e madeira com possibilidade de cantar em pé ou sentado que agradou imenso, mas que logo nos pareceu ser oneroso.

Com esse projeto, fomos à Junta de Freguesia pedir um apoio financeiro que de alguma maneira no permitisse fazer a bancada. Esse subsídio foi-nos atribuído em 2014 e encetamos algumas diligências junto de firmas da especialidade para concretizar o nosso desejo.

Todos os orçamentos que nos entregaram superavam em muito as nossas possibilidades. Mas a vontade de termos a bancada era tanta que decidimos abalançar-nos a fazer a bancada dentro de portas.

Assim, com muita vontade e algum atrevimento, lá iniciamos a obra, que demorou o seu tempo. A partir de meados de setembro a bancada (made by nun’álvares) está na nossa sala de ensaio pelo valor que não excedeu o subsídio que a Junta nos deu.

Um agradecimento à Junta de Freguesia de Fafe, ao Telmo Oliveira e aos associados que participaram na construção duma estrutura que esperamos seja uma boa ferramenta de trabalho para o “Coral Santo Condestável”.

 

CORAL SANTO CONDESTÁVEL EM VLANOVA DE AROUSA (Espanha)

 

Em 6 de maio, o Coral Santo Condestável deslocou-se a Baión (Espanha) para participar no XV Encontro Internacional de Corais de Baión.

Participaram neste encontro o coral anfitrião – Coral Cantigas do Castro; o Coral Instrumental da Sociedade, de Sada (Corunha); o Coral Polifónico de Palas de Rei (Lugo); o Coral Polifónico Encatiño, de Barra do Minho (Ourense); o Coral Santa Maria de Areas, de Ponteareas (Pontevedra) e o Coral Santo Condestável, de Fafe (Portugal).

O encontro teve lugar no Pavilhão desportivo de Vilanova de Arousa.

No final realizou-se, no Pavilhão Desportivo de Baión um interessante convívio entre todos os participantes onde foi possível viver bons momentos de alegria, com os participantes a entoarem em conjunto canções tradicionais dos dois países, mostrando-se que uma convencionada fronteira não é suficiente para separar os povos que vivem de um e do outro lado.