Nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro realizou-se em Fafe o XI Fórum Permanente de Teatro, um evento organizado pela Federação Nacional de Teatro, Grupo Nun’alvares/Teatro Vitrine e Câmara Municipal de Fafe.

A abertura aconteceu na sexta-feira dia 25, no Cine Teatro de Fafe, com a apresentação da peça “Bolingbrook”, da autoria de Martins Pena, pelo Teatro Vitrine, grupo anfitrião, enchendo a sala de sonantes gargalhadas.

No Sábado dia 26, a cerimónia de abertura realizou-se na sede do Grupo Nun’Àlvares, surpreendendo o público com a apresentação de 2 esquemas da nossa Secção de Patinagem Artística.

De seguida, tomaram a palavra, o Sr. Dr. Pompeu Martins vereador da cultura, Orlando Alves presidente do Grupo Nun’Álvares, Sr. José Menéndez presidente da Federação Espanhola de Teatro Escenamateur e Srª. Dr.ª Sandra Barradas presidente da Federação Portuguesa de Teatro dando as boas vindas aos formadores (profissionais que gratuitamente deram os seus ensinamentos), às 26 Companhias de Teatro, num total de 186 participantes e ao público em geral.

Seguiu-se a intervenção do Sr. Dr. Artur Coimbra, historiador e escritor, que amavelmente acedeu ao convite para falar sobre Camilo Castelo Branco, autor homenageado no evento e que tantas ligações tem a Fafe. Pena foi que as condições acústicas do nosso pavilhão não fossem as melhores e pelo facto pedimos desculpa pois a dissertação mereceria melhor clareza.

E porque o intuíto deste evento é trabalhar a formação, passou-se imediatamente para as salas dando-se início aos painéis de formação em áreas como: adereços, cenografia, caracterização, iluminação, escrita criativa, dirigismo, formação de atores para diferentes níveis e idades, tendo como formadores: Rita Torrão, João Barros, Aurora Gaia, Mário Pereira, Manuel Ramos Costa, Sónia Sousa, Mauro Corage, Maíra Ribeiro, Carlos Alves, Fernando Soares e Jorge Fraga, equipa que tornou o XI Fórum um evento muito especial, graças aos seus profundos conhecimentos, boa disposição, e capacidade de entrega ao amor que uniu todos os participantes: O TEATRO.

O “O Morgado de Fafe Amoroso” foi a obra de Camilo Castelo Branco escolhida para servir de base ao trabalho dos diversos painéis formativos.

A noite de Sábado foi passada no Cine Teatro de Fafe para se assistir a uma peça de teatro. Antes porém os presentes foram surpreendidos pelo Grupo Coral Santo Condestável, que, vestidos a rigor tradicional, cantaram os Reis (ou Janeiras). Momento emocionante comprovado pela ovação e satisfação que o público demonstrou pela surpresa feita com frases como: “Viva Fafe”, “Isto sim é Portugal”.

Depois, foi a vez de vermos o Grupo Jachas Teatro de Torrejoncillo (Cáceres), com a peça “La Señorita Guardesa”, dirigida por Luis Lopez Bellot, no âmbito do intercâmbio com a Escenamateur. Com um elenco de luxo: Mara Núñez Berrocoso, Diosela Arias Freixo e Luis Lopez Bellot em interpretações fabulosas, mostraram o que de melhor se faz por terras de Espanha.

Na manhã de domingo, a par dos painéis de formação realizou-se a Assembleia Geral de FPTA para apresentação dos relatórios de contas e atividadades. Os painéis técnicos de Iluminação e Caraterização passaram para o Cine Teatro para poderem usufruir das condições que aquele equipamento possui.

Depois de um almoço oferecido pela organização os componentes deste evento rumaram novamente ao Cine Teatro para se proceder à mostra dos ensinamentos dos painéis, (que diga-se de passagem foram de grande nível), à fotografia de família, à entrega da bandeira da Federação, ao GETAS-Centro Cultural do Sardoal, entidade que irá organizar o próximo Forum e à Cerimónia de Encerramento que contou com a presença do Sr. Vereador da Cultura Dr Pompeu Martins.

Assim, Fafe foi ao longo de 3 dias a capital do Teatro Amador em Portugal e Espanha, colorindo ruas e espaços, de magia, arte e muito amor pela cultura, numa conjugação de saberes e partilhas.

O Grupo Nun’Álvares/ Teatro Vitrine está ciente que atingiu os seus objetivos que se traduziam numa simbióse entre a formação cultural, teatral e de amizade com a divulgação e promoção da nossa querida terra. Para isso muito contribuiu a Câmara Municipal. Também ajudaram a atingir o nosso fim, a Junta de Freguesia de Fafe e a Naturfafe – Empresa Municipal de Turismo, a quem, publicamente, queremos agradecer.

E porque sabemos que Fafe ficou gravado em todos os que nos visitaram e com desejos de regressar, tendo em conta os diversos comentários nas redes sociais da internet, também queremos estender os agradecimentos à equipa do Cine Teatro de Fafe, às entidades hoteleiras e de restauração pela forma como receberam os nossos convidados e ao Pedro Teixeira pela excelente cobertura fotográfica que executou.

A bem da cultura, a bem do teatro, a bem de Fafe…

Obrigado