O Morgado de Fafe em Lisboa

  • Current

Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825 e suicidou-se em S. Miguel de Seide (Minho) em 1 de Junho de 1890.
A sua existência, inquieta e tormentada, insere-se no padrão romântico, mas a obra, copiosa, multifacetada, irregular, com frequentes sinais de genialidade, excede o romantismo como escola e mantém, em muitas páginas, viva actualidade.
O nascimento em Lisboa não marcou o futuro novelista; a sua obra seria antes o produto dos meios de província - o Porto, as vilas e aldeias do Minho e de Trás-os-Montes.
A sua obra, escrita entre Lisboa, Vila Real, Porto, retrata o ambiente que o rodeia nas diversas etapas da suo vida. Em muitas das suas novelas se patenteia uma vocação realista não obstante o idealismo e os processos românticos: Camilo observa costumes e tipos que o rodeiam, dá relevo ao papel do dinheiro, reproduz fielmente o estilo coloquial das personagens do povo, o que implica análise psicológica certeira, e relata com extrema precisão os lances dramáticos.
A comédia teatral "O Morgado de Fafe em Lisboa" data de 1861, altura em que Camilo se encontrava preso na cadeia da Relação do Porto, em cumprimento de um processo-crime instaurado contra ele e Ana Plácido, por adultério.

Por ordem de entrada em cena:

José Miguel DiasLuís Pessanha
André CunhaFrancisco de Proença
Sara SilvaDona Leocádia
Cátia MarinhoBaronesa de Cassurrães
Ana Luísa Rodrigues1.ª Dama
Andreia Fernandes2.ª Dama
Anabela Teixeira3.ª Dama
Norberto CunhaBarão de Cassurrães
Filipe GalvãoJoão Leite
Daniel PintoMorgado de Fafe
Eugénio PereiraAntónio Soares
Pedro NogueiraEscrivão
Sílvia GomesJuíza
Ana SilvaCriada_1
Diana SilvaCriada_2